sexta-feira, outubro 20, 2006

Kizomba

A Kizomba é um ritmo africano que viu a sua origem em Angola. É um ritmo moderno e apaixonante, e por isso mesmo, talvez, hoje seja tocado por músicos de várias origens.
Há Kizombas cantados em português – por angolanos – mas principalmente, hoje em dia, em crioulo de Cabo Verde. Os cabo-verdianos chamam a este ritmo “passada”.
O Zouk seria facilmente confundido com a Kizomba não fosse uma única diferença, que em nada muda este ritmo quente e sensual. Essa diferença é a língua em que é cantado, que é o francês. O espectro de temas que podemos dançar enquanto Kizomba alarga-se então ao Zouk, que é originário das Antilhas.
Mas não se fica por aqui o mercado das danças africanas. O da Kizomba, tem vindo a alargar-se espantosamente, e nos últimos anos conhecem-se Kizombas de origem moçambicana, guineense, santomense, etc.
Começam também a aparecer interessantes e bem sucedidas fusões da Kizomba com as Danças Orientais, o Rap/Hip Hop e as Danças Brasileiras, o que enriquece a própria dança – além da sonoridade – do ritmo original.
Em Portugal, a adesão a este ritmo africano é cada vez maior. Não só as discotecas vocacionadas atraem cada vez mais pessoas, como as restantes começam a passá-lo cada vez com mais frequência. Amantes de danças latinas como a Salsa ou o Samba/Forro dificilmente ficam à margem desta dança: são por ela atraídos naturalmente.
E quem dança Kizomba sabe porquê: é que a Kizomba tem calor, tem sensualidade e, acima de tudo, porque se dança a par, propicia a cumplicidade e a empatia entre os dançarinos.

Descobre o prazer da dança...

Só Mais Um Beijo

Eu quero apenas te pedir, só mais um beijo
Um beijo para eu sentir, que gostas de mim
Mas quero também te pedir, mas de outro jeito
Não me deixes mais ficar, longe de ti


Quero te amar, quero sentir
O teu carinho, dentro de mim
Deixa-me olhar, e te tocar
Vem ter comigo, vem…meu amor
Dá um beijo, mas também teu coração
Com desejo, com carinho e paixão
Só um beijo, com ternura, paixão
Só mais uma vez, eu vou te amar

Eu quero apenas te pedir, mas de outro jeito
Um beijo como eu sonhei , que nunca senti
Eu sei também que só depois, desse momento
Eu vou saber se tudo o que sonhei, tu és para mim

Deixa eu te amar, deixa sentir
O teu carinho, dentro de mim
Deixa-me olhar e te tocar
Vem ter comigo, vem…meu amor
Ah…quando eu beijo a tua boca
Uh …sinto o meu corpo balançar
Ah…quando os nossos lábios se tocam
Uh …sinto o desejo de te amar (Bis)

Irmãos verdade·
baby
ehhhhhhhihhhhhh
ah

baby baby baby
dá-me só 1 beijo
com muito desejo
no teu coração
baby baby baby
dá-me outro beijo
é tudo que eu quero
com muita paixão

baby

baby baby baby
também quero 1 beijo
mas com sentimento ahhahh
e com emoção
quando te beijo
eu fico fora de mim
fico sem jeito
vejo o mundo só em ti

refrão:
é loucura amor
é desejo sim
é ciúme é
1 sentimento que eu não sei
é 1 amor que explode
no meu peito
e devora
o meu coração
é 1 calor que queima
o meu corpo
e nos consome
de paixão...de paixaaao...paixão paixão..baby...e paixão

quando te beijo fico fora de mim(fora de mim)
fico sem jeito vejo o mundo só em ti...

Cristóvão Machado










3 Comments:

At 20 outubro, 2006 02:26, Anonymous Anónimo said...

Lindo, lindo, lindo!!!
O meu kizomba preferido...
Partilho desta paixao!!!

 
At 27 outubro, 2006 23:35, Anonymous Anónimo said...

...é do melhor...ha que descobrir esse segredo da dança...(kizomba)...

 
At 30 outubro, 2006 10:32, Blogger Temp said...

Luxo!
Esse cortex que não pára de nos surpreender...

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill