quinta-feira, outubro 12, 2006

O Foxtrot entre 1914 e 1918

Quando rebentou a guerra, o Tango e o Boston estavam na sua última fase de popularidade. A Valsa estava quase extinta, não fosse ela praticada ocasionalmente na forma de “hesitação”. O rei dos bailes de salão era agora o Foxtrot, descoberto pouco antes do início da Primeira Grande Guerra. Quando a guerra chegou, a forma mais popular de descontracção para os homens em folga, quer na França quer nos campos de treino em Inglaterra, era uma dança. Muitos destes homens não tinham qualquer experiência ou contacto prévio com a dança e não tinham sequer tempo de aprender as complexidades da Valsa ou do Tango. A melodia fascinante do som Foxtrot e a natureza informal dos passos apelou de tal forma aos soldados que em poucos meses o Foxtrot se tornou na dança mais popular dos bailes.


No Verão de 1914 o Foxtrot fez a sua primeira aparição nos Estados Unidos, como resultado da influência negra, do nascimento do passo único (one step) e do Rag, bem como a tendência na América de introduzir na dança os galopes (canters) e os trotes. Nos primeiros meses de existência o Foxtrot era na realidade uma dança de passeio, sem uma rotina definida de passos. Os passos utilizados eram ou lentos (dois tempos) ou rápidos (um tempo). Depois de um período inicial mais fluído, este género de dança estabilizou, mantendo o caminhar lento e o trote mais rápido; a figura da borboleta tornou-se popular e logo apareceu a centelha (Twinkle). Algumas das figuras utilizadas estavam muito em voga na altura como o caso do Chassé, muito usado para a progressão bem como para virar.

Victor Silvester, Modern Ballroom Dancing (Ebury Press 2005, pp. 26-27)

Traduzido e adaptado por

De Campos

1 Comments:

At 11 junho, 2012 18:41, Blogger José said...

Parabéns otimo texto,otima pesquisa,muito bom

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill