quarta-feira, dezembro 20, 2006

Memórias do Natal



Somos todos crescidos e até podemos pensar que o Natal já não é o que era, mas não tem que ser assim. De facto, uma das recordações mais vivas na minha memória do Natal não morreu e sempre que rumo até à casa dos meus pais é sempre com a expectativa de poder viver o que na nossa casa já é tradição. Apesar de estar mais crescido, na verdade, acho até que hoje sou capaz de viver o Natal e as nossas tradições familiares com mais intensidade.

Quando chego a casa, durante a tarde de consoada, ainda vou a tempo de retocar a árvore de Natal e o presépio que a minha mãe faz questão de fazer apenas na véspera de Natal. As rabanadas ainda estão a ser feitas e, normalmente, como uma quentinha e com sabor forte a canela antes da bacalhoada propriamente dita. Depois ajudo a recolher a lenha seca do quintal para acender a lareira que raramente se usa e só em épocas especiais como esta. A casa fica logo com um cheiro a chamuscado que rapidamente tentamos disfarçar com as velas perfumadas.

Um dos rituais que mais aprecio gira à volta dos velhos discos de vinil, da colecção lá de casa e que só quase uma vez por ano revivemos. Uma das minhas colecções favoritas é uma antiga, do Reader’s Digest, que o meu avô deixou à minha mãe e que reúne em seis volumes canções tradicionais de Natal de todo o mundo. O velho gira discos tem obviamente que ser limpo do pó acumulado desde que foi violentamente substituído pelas novas tecnologias. Depois começa a música a ecoar por toda a casa e o Natal já me sabe mais a Natal. Este ano, depois da ceia, provavelmente vou também ensaiar alguns passos de Slow Fox ou Quick Step com as canções de Natal. Vai ser um Natal sem dúvida mais dançante! Feliz Natal!

De Campos

2 Comments:

At 20 dezembro, 2006 11:17, Anonymous Anónimo said...

Amiguito, quase que me apetece dizer "não, não... o Coelhinho foi com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo"...

É o que dá, falar em recuerdos de natal...

A todos, Feliz Natal!!!!!!

 
At 21 dezembro, 2006 01:01, Anonymous Anónimo said...

ou então:
"no natal,
o meu presente
eu quero que seja
A MINHA AGENDA!
A MINHA AGENDA!"

(embora nunca tenha tido nenhuma..)

Feliz Natal!

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill