sexta-feira, novembro 10, 2006

Diário de um Tanguero em Buenos Aires



Sexta-feira, 3 de Novembro

São 15:15 e a minha boleia toca a porta. Saio a correr para o aeroporto... mas quando chego, verifico que a minha ligação para Milão está atrasada, não conseguindo o voo para Buenos Aires. Registam-me via Paris, com chegada previsível a Buenos Aires duas horas mais tarde.

Sábado, 4 de Novembro

São 9:00 (12:00 em Portugal) e passo o controle de passaportes, verifico que a minha bagagem ficou algures no caminho, parece que tenho direito a 100 Euros de compras de primeira necessidade. A ligação não está à minha espera. Estou quase como as mulheres do Almodovar, à beira de um ataque de nervos, em parte por não ter dormido decentemente nas últimas vinte e uma horas. Meto-me num táxi a caminho da praça de Maio e, enfim, estou no hotel.

13:30 Depois do banho tomado e de ter dormido uma hora... que importa, vou ter a minha lição de Tango Orgânico com Mariana Sosa: que excitação!!!!!!!.... Te gusta bailar tango? Sabes que Tango Organico? Tango Organico e a expressao corporal de tus movimentos filtrado pelo teu intelecto.... que cosa mas barbara!!!!!!!! Chico lo tango no es figuras mas sintir la musicalidade... Pugliese es lo mejor musico tanguero...

15:30 Termino a minha aula. Aprendi a caminhar e que o Tango resulta da imitação de como as galinhas caminham, com o seu centro de massa bem à frente e junto ao chão.

18:00 Estou de volta ao hotel, não sei a quantas ando! Tinha combinado estar na aula de grupo da Mariana, mas estou morto de sono e vou ficar a dormir a recuperar forças para a noite.

21:30 Estou bem acordado e vestido para a noite Milonguera no Salon Canning. O Salon Canning é um daqueles sítios com uma atmosfera dançante, onde se dança junto, muito junto. Caminha-se sem figuras e improvisa-se conforme a batida do bandonio ou violino. Tive uma pratica com os mestres de Tango: Mónica Parra y Ricardo Albornoz. Aprendi a caminhar por entre os pés da mulher, depois do cinco da base, tendo trocado o peso no dois da base. Remate com oitos para a frente. Não é tão complicado como parece. A Mariana que nem sonhe que estou a fazer isto, pois figuras não são tango orgânico. Vou jantar com este grupo uns Kiffs Libaneses. São todos argentinos menos eu.


00:00 Começa a Milonga e chega a Mariana com os seus amigos. Toda a gente dança com toda a gente. Ganho algum entusiasmo. A Mariana vai-me dizendo: Mira, tienes que ser como galina/gallo... e non abanares las espaldas... estoy sempre aprendendo. Vou tentando a minha sorte com senhoras mais experimentadas da sala.... (Mariana me diz: hombre tienes que intentar tener la connexion... tu la invitas a hacer passos, pere espera que ela los possa hacer... nao sejais um chaubinista.

3:00 (Já é domingo!) está na hora de mudar e vamos à La VIRUTA
www.lavirutatango.com que é o sítio de moda, dos mais jovens Tangueros de Buenos Aires. Hoje fui-me deitar às seis da manhã, já de dia. Há muito tempo que não fazia isto. La connexion alguma!

Artur Cavaco Paulo

4 Comments:

At 10 novembro, 2006 09:27, Anonymous Anónimo said...

Adorei :-) queremos fotos!!!!

 
At 10 novembro, 2006 13:21, Anonymous Anónimo said...

Que adrenalina!!!.............
Até fiquei sem folgo.........

 
At 11 novembro, 2006 13:18, Anonymous Anónimo said...

Mi gusta la figura de la galina e de lo gallo. Bravo Artur estás un verdadero tanguero! Hás conseguido la connexion?

 
At 14 novembro, 2006 01:06, Anonymous Anónimo said...

artur, seu maluco tanguero argentino!
espero q hayas conseguido la connexion!!
beso

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill