quinta-feira, novembro 23, 2006

Postura

Muitos dançarinos parecem ou demasiado rígidos ou descontrolados. Os que parecem demasiado rígidos mantêm os músculos tensos em vez de segurarem o corpo numa posição natural erecta, sem levantarem os ombros ou atirarem para fora o peito. Por outro lado, ombros descaídos, braços sem força e músculos do estômago flácidos dão uma aparência descontrolada. Os braços e os ombros devem ser mantidos para cima sem levantar os ombros. A senhora não se deve apoiar no seu parceiro, quer pesando sobre ele os braços ou segurando-o firmemente. A sua mão esquerda deve repousar levemente no antebraço dele, os dedos delicadamente juntos e fechados. É uma boa ideia pensar no músculo do diafragma como o centro de controlo de todo o corpo.


As falhas que se aplicam ao corpo aplicam-se também às pernas, i.e., rigidez e falta de controlo. Os movimentos das pernas devem ser livres e a partir das coxas e não dos joelhos. Um movimento natural e envolvente deverá ser utilizado em cada passo. Os pés devem ser mantidos para a frente. Pés para fora são uma falha comum entre principiantes: para corrigir esta tendência, pratique o caminhar ao longo de uma rua. Se conseguir fazer isso, conseguirá dançar muito melhor. Tente sentir os seus pés a cruzarem entre si à medida que dança passos para a frente e para trás. A utilização correcta dos tornozelos também é importante. Quando tiver alcançado a extensão total de uma passada para a frente, o tornozelo do seu pé anterior deverá ser esticado com apenas os dedos dos pés a tocarem o chão, não a planta do pé, antes de mover o pé dianteiro para a sua posição seguinte.

Victor Silvester, Modern Ballroom Dancing (Ebury Press 2005, p. 46)

Traduzido e adaptado por

De Campos


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