sexta-feira, março 09, 2007

O Baile

Uma comédia dançante

Acto I

Cena I

(continuação)


Maria: O melhor é esquecer mesmo a bicicleta, o autocarro, o metro e ir a pé! Pena é eu não trabalhar aqui em Braga e ter que me deslocar todos os dias vinte e tal kms até Guimarães. E não tenho alternativa. Ou uso a auto-estrada, metade do caminho a subir, metade do caminho a descer, simplesmente porque não tiveram dinheiro para furar a montanha, ou vou pela nacional, um calvário de curvas e contra curvas, legado do nosso antigo regime, um estaleiro permanente de obras e mais obras. Querem saber mais, eu acho que fazem de propósito estas companhias de construção civil, o estado é mau pagador, então, prolonga-se ad eternum as obras de beneficiação, como eles gostam de as apelidar! Para além disso, suspeito que sejam os mesmos compadres a tomar conta das duas vias, da auto-estrada e da nacional. Há que os pôr a passar nas portagens a pagar para começar a fazer render o peixe, as obras na nacional hão-de os fazer concluir do desperdício de tempo que é viajar pela nacional e como é preferível uma viagem no tapete novo e de um só sentido na auto-pista! E bate certo, senão reparem: a via rápida Braga – Guimarães foi concluída há pouco tempo, não porque o Estado estivesse muito interessado nos problemas dos lá de cima, foi preciso os autarcas berrarem bem alto, mexerem muito os cordelinhos e ameaçarem com uma queixa no tribunal europeu, para a máquina burocrática e centralizadora do estado de alguns portugueses nomear uma comissão que terá concluído que a auto-estrada para os analfabetos lá de cima poderia ser feita por privados, auto-gerida e paga a posteriori pelos condutores através de portagens! Como os subsídios europeus estavam a ser absorvidos na sua maior parte pela área metropolitana de Lisboa para construções em betão megalómanas: mais uma ponte a montante, mais um túnel, mais uma circular cral, crel, cril, crol, crul, mais uma extensão do metro, mais um parque subterrâneo, mais uma renovação pombalina, mais uma expo, mais um mega estádio, mais uns milhões para Lisboa capital da cultura, capital da moda, capital do desporto, capital do lazer... no resto do país, que são uma espécie nativa muito primitiva e com sotaques estranhos, com a excepção do Algarve, onde estão os ingleses e onde muitos lisboetas têm casa, podem esperar, afinal são tão poucos e estão todos emigrados, vêm cá só no verão, as nacionais servem muito bem e têm um ar bucólico com tantos buracos!

(continua)

De Campos

5 Comments:

At 09 março, 2007 10:35, Anonymous Anónimo said...

Amigo... a Maria não se pode esquecer que... está em Portugal.
O mais ironico nisto tudo é que existem paises onde as coisas funcionam...
Começo-me a questionar se o José Pedro Gomes, na peça "Coçar onde é preciso", não terá mesmo razão... A rir, a rir lá vamos vendo as verdades...

Beijos a todos

 
At 09 março, 2007 16:27, Anonymous Anónimo said...

Felizmente que os parqués das salas de dança não padecem destes problemas. Nem sobem nem descem e estão muito reluzentes. Portagens pagam-se em suor e esforço.

 
At 15 março, 2007 00:24, Anonymous Anónimo said...

Caríssimos, este artigo é brilhante, mas permita-me discordar consigo!

1- Afinal tem ou não alternativa? Tem uma auto-estrada e uma estrada Nacional = 2 alternativas. Lembram-se de quando só havia a EN101? era mais de uma hora entre Braga e Guimarães (20 km)!!!! Aí sim, não havia alternativas..... Contradições.

Já agora deixe-me explicar que existem regulamentos no traçado das estradas, que se têm cumprido... Sabem que é contra as regras de traçado efectuarem-se traineis de estrada em patamar?, sem qualquer declive longitudinal? Meus Srs. não é só o dinheiro que influencia se a estrada é "metade do caminho a subir, metade do caminho a descer" porque "furar a montanha" obrigaria a grandes escavações e consequentemente a grandes volumes de terras que teriam que sair dali... Grandes volumes mesmo! O que você faria com essa terra??? metia-a no seu jardim? Será que cabia lá? Será que cabia nos jardins todos da sua rua? do seu bairro? da sua cidade? E as questões ambientais? já pensou nisso?

Não, não são "os mesmos compadres" que tomam conta das duas vias. Pode ter a certeza disso! Ninguem quer prolongar as obras ad eternum... Ninguém. As obras têm prazos para se fazerem e não se podemos fugir disso. Causam incómodos? Sem dúvida que sim, mas serão esses incómodos do presente vantajosos para que se consiga melhorias para o futuro? Parece-me que sim... Em tudo na vida é assim. Meus senhores Braga - Guimarães demorava 1 hora, memso sem obras (falo com o conhecimento de causa de anos a fazer o trajecto). Agora demora 10 minutos... Será que não se gasta mais no "Pára-arranca" em combústivel e desgaste do carro? Será a Portagem assim tão cara, comparando com essa hora que se gastava e esses custos associados, tudo isto mesmo sem obras na Nacional?

O resto da conversa parece-me inveja bairrista promovida pelos "analfabetos" cá de cima...

 
At 16 março, 2007 09:37, Anonymous Anónimo said...

Caríssimo Anónimo,

Obrigada pelo interesse que manifestou na minha opinião! Comecemos pelo seu comentário final. Será objecto de conversa com as minhas amigas no baile, mas posso-lhe também dizer que prezo muito o meu bairro e a minha região. Inveja bairrista não, os factos falam por si. O Norte paga impostos mas o investimento feito não corresponde ao esforço dos contribuintes! As obras têm prazos para se fazerem? Prazos demasiado longos! Percorro uma nacional que anda sempre a ser esburacada e deixam as obras a meio. Passam-se semanas que não vejo nenhum movimento. Esporadicamente um sinal de um camião em manobras. Eu acho é que o dinheiro acabou e a construtora deixa as coisas paradas até mais ver!Melhorias no futuro? Vamos ter que esperar mais vinte anos para a região dar mais um passo de caracol. Portugal entrou na antiga CEE em 1986, passaram mais de vinte anos até se ter uma alternativa a pagar! Terra do túnel no seu quintal? Que eu saiba esta é uma zona povoada de pedreiras e não há construtora que não tenha o seu pé de meia e não resolva estourar com os ouvidos do vizinho e explorar granito! Caríssimo leitor, a alternativa não é uma auto-estrada a pagar que não demora dez minutos a percorrer, só se ultrapassar os limites de velocidade! A alternativa vai muito mais além: um sistema de comboios suburbanos ou metro a ligar Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos. Empresas de autocarros em rede com expressos a ligar as cidades. Isso sim são alternativas! Vamos esperar mais vinte anos para nada.

 
At 17 março, 2007 17:44, Anonymous Anónimo said...

Carissima Maria,

Continuo a pensar o mesmo relativamente ao bairrismo... Todos pagam impostos (ou pelo menos deveriam pagar!!!)e esses impostos são distribuidos conforme a riqueza do país, isto de uma forma simples e à parte algumas aldabrices que creio estramos perfeitamente de acordo...
Na união Europeia passa-se a mesma coisa, ou não? Portugal tem sido um dos que só tem recebido, pelo menos até agora...
As obras, essas às vezes correm mal, sim é verdade... mas issos acontece em tudo na vida!!! há outras também que correm bem e até conseguem acabar antes do prazo...O que acontece é que muitas vezes as pessoas não têm a noção de prazos e como aquilo das "obras" causa incómodo, acham que cada dia que passa é como se fosse uma etrenidade. Informo-a, cara Maria, que se fazem muitas vezes grandes esforços e autênticos milagres, para se conseguir acabar as coisas a tempo (muito suor, trabalho nocturno, etc...). VocÊ por acaso sabe qual o prazo dessa obra da EN101??? Está a julga-los e se calhar não sabe esse pormenor?

Sim, terra no seu jardim...

Como me parece que não tem uma ideia do que eu lhe estou a dizer posso lhe dizer que se baixasse 1 cm na rasante da A11, nas zonas que são em escavação (cerca de 50% do traçado) isso resultaria no volume de 3600 m3 de terras que sobrariam... imagine um quadrado com 10 m de lado. A terra subiria 36 m!!!!!!! isto para 1 cm só, apenas. Quantas pedreiras desativadas existem na zona? Poucas... as que estão em exploração não podem ter lá essa terra. a Quantos Kms ficam essa pedreiras do local da escavação? Quanto lempo levaria a transportar essa terra? Ainda quer as obrasa mais rápidas?????

Posso lhe dizer que a A11 demora menos de 10 minutos entre Braga e Guimarães, se for a 120 Km/h... não sabe fazer as contas??? Temos que ver essa matemática! Se considerar 20 Km entre ambas as cidades (garanto-lhe que de Braga a Guimarães pela A11, são apenas 15 Km), e se for a 120 km/h faz o trajecto precisamente e rigorosamente em 10 minutos...

Metro?...São boas ideias.... mas acha que são alternativas rentáveis para o país (país = Nós todos)... sabe por acaso como andam as contas da Metro do Porto??? Quanto é que está a custar ao nosso bolso? Reflita nisso....

 

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