terça-feira, julho 24, 2007

O baile em 2057

Já há muito tempo que não danço pelos meus próprios pés. Para me facultar uns passinhos calço umas pernas em gel titânico, o último grito em danças de salão, segundo o meu neto. Quem olha para elas, não diria que se trata de muletas de última geração: revestidas por pele artificial, imitam na perfeição os músculos das pernas e seguem com rapidez todos os movimentos que o cérebro quer que executem. Vêm também configuradas com o modo automático, o que permite brilhar no salão, executando os passos de dança mais espectaculares e difíceis.

A pista é translúcida e mesmo por baixo dos meus pés e por cima da minha cabeça giram e rodam pares noutros bailes e noutras pistas. O velho S. Adrião deu lugar a uma mega esfera em acrílico iónico, com lugar para mais de cem salões. À nossa frente tocam as melhores bandas do mundo, as mais antigas e as mais recentes. No meu tempo, ninguém diria que são projecções virtuais e todos ficariam em êxtase por ter um baile com direito a banda e tudo.

Esta não é uma noite qualquer. Faço oitenta e cinco anos. Passei no exame médico, posso ainda bailar, mas com restrições. Ter que dançar com pernas e sapatos mecânicos não é a mesma coisa. Todavia, é difícil ignorar a tecnologia e se não fossem eles não conseguia acompanhar o ritmo frenético desta linda morena. Não devem ser muitos os pares a bailar com autenticidade, aliás, eu nem sei distinguir quem é quem! Humanos e andróides a dançarem no salão. Não há velhos, todos têm um ar jovem e fresco. A eterna juventude a que tanto aspiramos e, no entanto...

De Campos

4 Comments:

At 24 julho, 2007 10:59, Anonymous Anónimo said...

Não sei porque me lembrei que tenho que levar o carro a inspecção...
Alguém já viu o filme soviético "Solaris" a versão russa mesmo, é fantástico! E "Brazil" do Terry Gillian?

Gostei do ciberpost. O gel de titânio já está no mercado? Avisem!

Abraço

 
At 24 julho, 2007 11:20, Anonymous Anónimo said...

Isto são autenticos delirios de uma noite "fria" de verão ... de quem espera ficar a dançar até aos 85!!!!!
Rui! Um Grande Abraço

 
At 24 julho, 2007 14:49, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui:
Aos 85 e com proteses apenas para dançar, vai ser fenomenal.

Cumprimentos.

Fernando Vilas Boas.

 
At 26 julho, 2007 00:07, Anonymous Anónimo said...

Excelente capacidade criativa... muito bom!

Parabéns pelo texto!

SK

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill