quinta-feira, maio 17, 2007

‘Pure Dancing’

”The night we met, I knew I needed you so,

And if I had the chance I'd never let you go (…)

So won’t you please, Be my be my baby, Be my little baby”…

É ao som destes versos que começa um dos filmes que mais marcou a minha infância. A minha e, de certeza, a de todos vocês que nasceram nos ‘70.

Falo-vos de ‘Dirty Dancing! O musical que apaixonou e inspirou a nossa geração.

Naquela altura, ‘Dirty Dancing’ era o filme mais sensacional de todos. Era “O” filme!

Ainda hoje, duas décadas depois (meus Deus!), não consigo cansar-me de o ver e rever… traz-me sempre um bom feeling; recorda-me tempos em que fui genuinamente feliz!

Tudo se passa em 1963. Baby (Jennifer Grey), uma adolescente muito peculiar e idealista, vai passar as férias de Verão com a família, numa estância. Numa das noites sempre animadas do hotel, conhece o professor de dança Johnny Castle (Patrick Swayze) e a ligação entre os dois é imediata. Quando Baby se oferece para substituir o par de Johnny numa exibição, por entre os treinos e o convívio diário há uma aproximação cada vez maior e os dois acabam por se apaixonar. Assumem o seu amor mesmo contra a vontade da família dela, que não vê em Johnny o melhor partido. Estas férias, com muita dança à mistura, acabam por representar para Baby a sua passagem para a vida adulta.

Para além de nos encantarmos e torcemos pelo par romântico, também devorámos todas as cenas em que dançavam, em que treinavam os passos e ensaiavam as coreografias (quem não se lembra dos lifts no rio?..).

Víamos o filme vezes sem conta, e ainda assim ficávamos a torcer para que a ‘Televisão’ o repetisse. Até tínhamos deixas decoradas… As raparigas imitavam a Baby e o seu jeito de dançar; alguns rapazes (sem receio de quaisquer comentários) assumiam-se como dançarinos e aceitavam o desafio. Lembro-me de passar horas, quer no recreio da escola quer com os primos em casa, a cantarolar as músicas e a tentar repetir algumas cenas do filme. Que delícia!

O filme apresentou-nos passos de dança diferentes, inovadores e até provocantes (sem ultrapassar os limites), coreografias que nos abriam o apetite para a dança, tudo isto acompanhado de uma espantosa banda sonora onde estão entre outros os míticos ‘She’s like the wind’, ‘Be my baby’, ‘Hungry Eyes’ e claro, a mais trauteada de todas, a música que enche o grande final e faz o par brilhar ainda mais:

Now I've had the time of my life
No I never felt like this before
Yes I swear it's the truth
And I owe it all to you
'Cause I've had the time of my life
And I owe it all to you…”

http://www.youtube.com/watch?v=RjFyer9Sgj4

Sambita

5 Comments:

At 17 maio, 2007 09:49, Anonymous Anónimo said...

Ola Sambita,
Bem, esse filme, tambem e para mim dos filmes mais lindos que eu ja vi (e revi) vezes sem conta. E realmente um filme encantador.. Todas as musicas, as danças e ver todo aquele amor a crescer.. E lindo..

Beijinhos e boas danças
Eulalia Monteiro

 
At 17 maio, 2007 10:07, Anonymous Anónimo said...

For every kiss you give me... I'll give you three... La La La La...

 
At 17 maio, 2007 14:13, Anonymous Anónimo said...

Tchhhhh...
Que saudades deste filme... e desta época :-)
Amiga, Além de dançares como danças, não te conhecia este talento escondido... Adorei o Artigo!!!!
Muito bem :-)

Beijos

 
At 17 maio, 2007 16:24, Anonymous Anónimo said...

OOOHHHH que giro e que belas memórias... E a minha cena favorita: "Sylvia?..." "Yes, Mickey?" lol

Fica aqui para (mais tarde) r
recordar:

http://www.youtube.com/watch?v=OzkhqZC-_ak

Beijinhos
Sara

 
At 22 maio, 2007 08:58, Anonymous Anónimo said...

Que grande escolha a tua Sambita! Os bons anos oitenta e os sonhos que se desvaneceram... com a dança voltamos de novo a sonhar!

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill