terça-feira, julho 04, 2006

Lições de Tango

Vale mesmo a pena recordar um filme sobejamente conhecido e que nos anos noventa deliciou os serões de muitos lares. Falo é claro do Perfume de Mulher, ou na versão original intitulado Scent of a Woman, realizado por Martin Brest em 1992 e que tem como protagonistas o inesquecível Al Pacino e o jovem actor Chris O’Donnell. Frank é um ex-combatente de alta patente, compulsivamente reformado por perda de visão na guerra e remetido ao esquecimento. A sobrinha, que se dedica de alma e coração a este tio abandonado pelo resto da família, quer nestas férias de verão ter, pelo menos uma vez, tempo para o marido e filhos e gozar umas férias bem merecidas. Charlie responde ao seu anúncio e vem para tomar conta de Frank, durante a ausência da sobrinha. Com a chegada do jovem estudante a vida de ambos irá mudar radicalmente...

O que me faz escrever sobre este filme não é propriamente o enredo da história, mas simplesmente o capítulo nove. Tango Lessons ou Lições de tango resumem um capítulo pequeno, consumido em poucos minutos, mas inteiramente dedicado ao género dançante que de argentino tão universal se tornou. Frank e Charlie estão em Nova Iorque e ao entrarem num salão de chá bem conhecido de Frank deparam-se com um conjunto a tocar o ritmo arrepiante do Tango e, não muito distante, sentada à mesa, uma donzela parece por momentos ter sido abandonada a uma espera sofredora. Deixemo-nos contagiar pelo diálogo que se segue entre as personagens, num hiato de tempo que paralisa por completo as câmaras de filmar.


Frank: Is she alone? Things are heating up! Twenty-two? The day we stop looking is the day we die. (Ela está sozinha? As coisas estão a aquecer! Vinte e dois? O dia em que deixamos de procurar é o dia em que morremos) (...)

Frank: Excuse me, Señorita? Do you mind if we join you? I feel you’re being neglected! Some people live a lifetime in a minute. Would you mind if we waited with you? Just to keep the womanizers from bothering you. I detect a fragrance in the air. Don’t tell me what it is – Ogilvie Sisters Soap. (Desculpe, Señorita? Importa-se que nos juntemos a si? Parece-me que foi negligenciada! Algumas pessoas vivem uma vida inteira num minuto. Não se importa que esperemos consigo? Só para evitar que os Marialvas a consumam. Detecto uma fragância no ar. Não me diga o que é – Sabonete Ogilvie Sisters)

Frank: So, Donna, do you tango? (Então, Donna, dança o tango?)

Donna: No, I wanted to learn once but Michael didn’t want to. Michael thinks Tango is hysterical. (Não, em tempos eu quis aprender mas o Michael não quis. O Michael acha o Tango histérico.)


Frank: I think Michael is hysterical! Would you like to learn to tango? I’m offering you my services, free of charge. (Eu acho que o Michael é histérico! Gostaria de aprender a dançar tango? Ofereço-lhe os meus serviços, sem custos.)

Donna: I’m afraid of making a mistake. (Tenho medo de cometer um erro.)

Frank: No mistakes in the tango, not like life! It’s simple. That’s what makes tango so great. If you make a mistake, get all tangled up, just tango on. Will you try it? (Não há erros no tango, não como a vida! É simples. É isso que torna o tango tão fantástico. Se cometer um erro, ficar toda enroscada, siga em frente em tango. Quer experimentá-lo?)

Donna: All right, I’ll give it a try. (Está bem, eu experimento.)

Bom, escusado será dizer que o que vem a seguir é um tango simples mas apaixonado entre o saudoso Frank e a negligenciada Donna. Sem grandes rodopios, tesouras ou ganchos, com uns simples swivels e rocks que chegam para deixar meio salão boquiaberto e outro meio entusiasmado com tanta paixão pela dança...

1 Comments:

At 04 julho, 2006 21:42, Anonymous Anónimo said...

Demais...Ainda não vi o filme mas confesso...que irei ver...não só pelo tango, mas porque me parece que esta comparação com a vida é fantástica!!!Parabéns pela extraordinária manutenção do Blog...demonstra a dedicação a uma causa, que não importa qual seja, mas que nos traga satisfação e sentido!
Num dia muito dificil alguém me disse a "vida tem sempre um sentido...embora às vezes com "intervalos" e é neles que por vezes nos sentimos enroscados e aí como no tango parece que o segredo é seguirmos sempre em frente e encontraremos concerteza o caminho!

Bem hajas por seres meu amigo e mesmo às vezes com alguma distancia fisica sei que aqueles, como tu, que se vão cruzando na minha vida fazem parte desse sentido!

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill