sexta-feira, julho 07, 2006

A Menina dança?

Porque a felicidade não existe… Apenas momentos felizes

Cumprindo uma velha tradição familiar, uma das minhas primeiras atitudes na vida adulta foi tornar-me sócia do Circulo de Leitores… (desculpem a publicidade)

Desde muito miúda (e não posso dizer desde pequena porque quanto a isso nunca vou deixar de ser, certo?) … bem continuando, desde miúda que mensalmente escolhia um livro para encomendar àquele senhor que depois vinha lá a casa trazer uns livros.

O Circulo de Leitores faz parte do meu imaginário infantil, como fazem dele parte o Dartacão ou o Verão Azul…

Confesso que era um prazer ter este pequeno passatempo mensal com o meu pai. Foi ele que alimentou o meu gosto pela leitura e era um regalo quando juntos abríamos a revistinha do Circulo de Leitores para escolhermos o meu livro do mês…

Ora, já adulta, continuo a pegar na revistinha e a escolher um livro que depois aguardo ansiosamente para ler.

No entanto um dos riscos desta velha tradição familiar é o facto de termos que confiar no nosso instinto. Escolher um livro só pelo nome ou pelo autor, sem termos ideia se o nome do livro terá ou não a ver com o que de facto este nos conta, pode correr mal…

Na minha última viagem ao universo do Circulo de Leitores, deparei-me com um título que de imediato me chamou a atenção. “A menina dança?”…Mas é claro que a menina dança, e não tem feito outra coisa nos últimos tempos…

Não podia deixar de escolher este livro na minha encomenda. Lá retirei os códigos do livro e do autor e lá encomendei o livro.

Confesso que não sou grande fã da Rita Ferro, autora do livro, mas o título não me saía da cabeça… “A menina dança?”, “A menina dança?”

Quando o livro chegou, não demorei a devorá-lo. Muito Bom! Muito Bom mesmo!

Não era o tipo de leitura que estava à espera de uma autora como a Rita Ferro, admito. Há uns anos tinha lido um livro dela, com crónicas que havia publicado, e estava a contar encontrar a mesma linha de pensamento.

A surpresa foi muito boa!

“Sempre procurou o seu abraço. Sempre se encontrou nesses braços. Em ruína ou em pleno, em fragmentos ou mais forte do que nunca, o amor entre Jorge e Luísa vive das metáforas de construção. Rui, e restaura-se, caiu e volta, parte e regressa, deseja-se e já não se suporta.” Tal como uma Dança.

“A menina dança?” é um conjunto de pequenos momentos da vida de uma mulher, e que nos transmite os seus diferentes sentimentos. Leva-nos a conhecer ainda o homem que um dia lhe pediu para dançar. Uma dança que ficou para a vida inteira.

É apaixonante vermos como uma dança e uma vida podem ter tanto em comum. Ambas só ficam completas quando partilhadas, feitas a dois, com ritmos diferentes e vivências distintas.

Não se trata de um livro sobre dança, mas compara a Dança com a Vida.

“A menina dança?” é uma história de partilha, de busca, de cumplicidade, de Amor… mas principalmente de momentos.

Se a felicidade é utópica e não existe, depreendemos que existem sim, muitos momentos felizes. São esses momentos, valsas e sorrisos, que nos tornam quem somos.

“A menina Dança”? Claro que sim…

Célia Oliveira

2 Comments:

At 17 julho, 2006 17:03, Anonymous Anónimo said...

Brilhante.
Absolutamente brilhante.
Maaasss, aqui que ninguém nos ouve, tens comissão?!

 
At 18 julho, 2006 09:09, Anonymous Anónimo said...

:-(
Não....
mas olha k até tens razão... isto de divulgar livros e filme à borlix vai ter que ser repensado...
:-)

tou a brincar. Livros e filmes assim bons são um regalo, não achas?

beijos a todos
Valsita

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill